
COMDICA realiza reunião para tratar sobre o Maio Laranja
A presidenta do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
O COMDICA é formado por muitas entidades que diariamente se dedicam as crianças e adolescentes do nosso Rio Grande. A partir de hoje, vamos te apresentar um pouquinho de cada uma delas, para que você conheça o trabalho incrível que cada uma realiza pela garantia dos direitos e também para que crianças e jovens possam crescer e viver em paz e segurança, em uma sociedade de oportunidades para todos e todas.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVer: Card nem degradê lilás e laranja, com a logo do COMDICA centralizada e em torno dela em tamanho menor, a logo de todas as entidades que a compõem. Elas aparecem interligadas, simbolizando a unidade e o trabalho em conjunto. Acima está a frase: ‘Você conhece os institutos/entidades que estão credenciados ao COMDICA de Rio Grande?’ e no rodapé, a logomarca do projeto Dilvulga+ e do COMDICA. Fim.
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA, é uma organização humanitária voltada para ações assistenciais, beneficentes e filantrópicas, tendo suas atividades direcionadas dentro de cinco projetos, sendo eles: Garotas Brilhantes (atendendo meninas entre 12 e 17 anos); Restaurante Popular (famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade extrema); Viva Feliz (Idosos de 60 anos ou mais que desejam um envelhecimento saudável); Esperança Viva (segurança alimentar); e Centro de Acolhida (famílias ou pessoas em situação de rua, independente do sexo, entre 18 e 59 anos).
Em seu espaço, para no máximo 50 meninas, a ADRA, trabalha a partir de 9 áreas de atuação, sendo elas: água, saneamento e higiene; saúde comunitária; criança em situação de vulnerabilidade; resposta e gestão de emergência; nutrição e redução da fome; geração de emprego e renda; promoção da justiça social; garantia de direitos e igualdade entre sexos; e valorização da mulher.
A ADRA está localizada na Rua Rosa Cruz, 1043 – Bairro Hidráulica, e pode ser contatada a partir do telefone (53) 99171.4938
Fundada em 22 de novembro de 1995, a Fundação Projeto Pescar é uma entidade que atua na defesa e garantia de direitos, a partir da oferta de programas de aprendizagem profissional e projetos de iniciação socioprofissionalizantes.
A fundação oferece cursos que acontecem na sede de empresas parceiras (Yara Fertilizantes e Refinaria de Petróleo Riograndense), proporcionando que adolescentes e jovens tenham a oportunidade de integrar-se no ambiente de trabalho desde o início do percurso formativo, desenvolvendo assim habilidades pessoais e profissionais.
Atualmente mais de 30 jovens são atendidos, e todos são provenientes de famílias que fazem parte de programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada.
Para entrar em contato com a fundação é possível a partir do telefone (51) 3337-7400, ou pelo endereço localizado em Porto Alegre, na Avenida Sertório, 1988.
Fundada em 30.01.2018, a Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul – AMBAS, é uma entidade civil, beneficente, sem fins lucrativos, que atua na produção e entrega de mais de 68 marmitas entre almoço e janta para a comunidade do Bairro Atlântico Sul, além de promover atualmente os projetos: ‘Surf pela vida’, aulas de reforço escolar, skate e ballet.
O trabalho da AMBAS é direcionado às crianças e adolescentes, e atualmente atende 68. Tem como maior desafio encontrar novos apoiadores e parceiros investidores, para que possa se manter em funcionamento, tanto na entrega das marmitas, quanto dos projetos desenvolvidos.
A instituição contribui para que crianças e adolescentes saiam da situação de vulnerabilidade, às orientando quanto às suas perspectivas de vida, elevando a autoestima, os tirando das ruas e oportunizando a partir das atividades e muito diálogo, aprendizados e uma nova visão sobre a vida.
A AMBAS está localizada na Travessa Seis, 1879 – Bairro Atlântico Sul, e pode ser contatada a partir do telefone/whats (53) 98132.7665.
Fundada em 02.02.2011, a ONG Escolinha de Futebol Leleco & Valdir Lima – Porto da Vila, desenvolve atividades esportivas com crianças e adolescentes no Bairro Vila Eulina e arredores, com o objetivo de manter a partir das atividades, crianças e adolescentes saudáveis, proporcionando socialização e desenvolvendo valores, resgatando a autoestima e promovendo a inclusão, melhorando a motricidade que a prática esportiva desenvolve.
Além do treinamento esportivo, a Porto da Vila acompanha o desempenho escolar das crianças e adolescentes, bem como suas relações familiares. O principal objetivo da ONG é atuar na formação sociocultural e profissional dos jovens, ocupando o tempo ocioso com atividades saudáveis e assim colaborar com a sociedade, mantendo crianças e adolescentes afastados das drogas e criminalidade.
Atualmente, a partir do projeto ‘Jogando dentro e fora das quatro linhas’, a Porto da Vila, atende 80 crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, no contraturno escolar, moradoras de bairros periféricos do Rio Grande.
A ONG está localizada na Rua Pedro de Sá Freitas, 270 – Bairro Rural, e pode ser contatada a partir dos telefones/whats (53) 99129.047 e (53) 98100.6333
Fundado em 15.05.1939 o Grupo Escoteiro Silva Paes, por meio do método escoteiro, oportuniza às crianças e adolescentes entre 05 e 21 anos, a aquisição de competências para a vida, tais como autonomia, autoconfiança, determinação, liderança, respeito pela diversidade, como também habilidades para lidar com a complexidade.
O Movimento Escoteiro proporciona, de forma progressiva, oportunidade para que crianças e adolescentes cresçam como pessoas, desenvolvendo-se como indivíduos responsáveis, solidários, autônomos e comprometidos, de acordo com um sistema de valores baseado na Lei e Promessa Escoteira.
Atualmente o grupo atende 106 crianças e adolescentes, e sua maior necessidade é a necessidade de adultos voluntários, além de recursos para manter a estrutura física e atividades variadas e atrativas.
O Grupo Escoteiros Silva Paes está localizado na Rua Moron, 90 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo número/whats (53) 99971.1649 .
Com mais de 50 anos de atuação no Rio Grande do Sul, o Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE-RS) além dos programas de Estágio e Aprendizagem, realiza projetos que favorecem o desenvolvimento humano, social e profissional, enquanto entidade civil, de direitos privados e sem fins lucrativos, é uma entidade de assistência social, educacional e cultural, atuando de forma autossustentável.
Atualmente atende 242 aprendizes e 414 estagiários, atuando na promoção, proteção e defesa dos direitos socioassistenciais, gerando oportunidades de desenvolvimento profissional, a partir da capacitação e inserção de jovens ao mercado de trabalho.
O atendimento do CIEE-RS, em Rio Grande, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30.
Mais informações podem ser obtidas a partir do site www.cieers.org.br e pelo telefone e Whats (53) 3232-9726 e (53) 98403-1505, ou ainda de forma presencial na sede que está localizada no centro da cidade, na Praça Xavier Ferreira, 430 – Loja 01.
Fundada em 23.10.1988, a Casa do Menor é uma entidade filantrópica que se dedica ao acolhimento e a transformação da trajetória de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo poder judiciário por meio de medida protetiva, tornando-se referência no Estado do Rio Grande do Sul como entidade que garante aos jovens o pleno exercício de seus direitos fundamentais.
Atualmente a Casa do Menor atende até 20 adolescentes, tendo como maior desafio a obtenção de recursos financeiros para a manutenção dos serviços e atendimentos que vão além do acolhimento e orientação para a vida, como também eventos comunitários, campanhas de conscientização e parcerias com instituições locais que acreditam no protagonismo destes jovens.
A Casa do Menor está localizada na Avenida Portugal, 30, no bairro Cidade Nova, e doações ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3231.2141 e site www.casadomenor.com.br
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca da Casa do Menor de Rio Grande e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundada em 1976, a Mansão da Paz segue as orientações do Núcleo de Educação Infantil, organizando o seu ano letivo a partir do calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação, atendendo crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, a partir de brincadeiras, interações, experiências diversas aliadas ao cuidar e educar, a partir do desenvolvimento de habilidades.
Atualmente, a instituição atende mais de 135 crianças, tendo como principal objetivo fazer com que as famílias compreendam a importância de estreitar os laços a partir da participação do dia a dia destas crianças, e compreendam que a educação infantil é o primeiro passo para uma vida de oportunidades.
A Creche e Casa da Criança Mansão da Paz, está localizada na Rua Almirante Barroso, 365 e o telefone para contato ou contribuições é o (53) 3192-0377, atendendo de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h30min.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca da Creche e Casa da Criança Mansão da Paz e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundada em 20.11.1993, a Associação Esportiva e Cultural Real, tem como objetivo contribuir com aulas de reforço escolar, futebol, maquiagem, meio ambiente e artes marciais como Muay Thai e Jiu-Jítsu, para crianças e jovens entre 5 e 15 anos.
Atualmente, a associação atende mais de 85 crianças, tendo como principal desafio a aquisição de um espaço físico próprio, onde possa desenvolver as atividades com ainda mais conforto, reforçando que cada criança e adolescente se sinta protagonista da sua vida, e que os sonhos de cada um/a são possíveis de serem realizados.
Para saber mais sobre a associação, ou quem quiser contribuir, basta entrar em contato pelo telefone / Whats (53) 98439.5348.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca da Associação Esportiva e Cultura Real e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundado em 11 de agosto de 1999, o Lar da Criança Raio de Luz é uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que viviam em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e/ou social junto de suas famílias.
A missão da instituição é contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio do acolhimento institucional, seguindo as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Juizado da Infância e da Juventude. E por fim, a partir de uma equipe técnica multidisciplinar o fortalecimento emocional dos vínculos afetivos familiares, mas também a perspectiva de inserção em novo núcleo familiar a partir da colocação em família substituta.
O Lar da Criança Raio de Luz está localizado na Rua Forte Santana, 478 – bairro Hidráulica e os telefones para contato são (53) 984287818 (equipe técnica) e (53) 984111071 (tesouraria), para informações sobre contribuições.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca do Lar da Criança Raio de Luz e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundada em 14.10.1989, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Rio Grande – AMAR, é uma entidade sem fins lucrativos que realiza o acolhimento de familiares de pessoas com laudo ou suspeita de autismo.
Ao chegar no espaço da AMAR um cadastro é realizado para que a pessoas e seus familiares possam participar das atividades oferecidas pela associação, a partir de uma dinâmica estabelecida em quatro momentos: acolhimento, atendimento psicológico e pedagógico, parecer para encaminhamento do tratamento, e acompanhamento para manter a família orientada e esclarecida.
A AMAR atende anualmente 450 crianças/adolescentes, tendo como principal objetivo ter parceiros/colaboradores para que assim possam ampliar e dar continuidade aos atendimentos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.
A AMAR está localizada na Rua Jockey Clube, 155 SALA 25, Praça Shopping Rio Grande – e seu telefone para contato é (53) 3233-1294.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca da AMAR e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundado em 03.09.2018, o Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro Social João Calábria, é uma instituição filantrópica, de caráter social que visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.
Atende crianças e adolescentes no turno inverso à escola proporcionando vivências ricas e variadas com a finalidade de ampliar e desenvolver uma imagem positiva de si, estimulando capacidades de ordem física, cognitiva e afetiva com seus familiares. Desenvolve atividades e oficinas pedagógicas integradas, favorecendo e estimulando para o pleno desenvolvimento da pessoa.
A instituição realiza um importante trabalho com as famílias dos beneficiários a partir do serviço social, atuando na garantia de direitos e fortalecimento dos vínculos familiares através de visitas, encaminhamentos e acompanhamento familiar. São desenvolvidos cursos e palestras visando o aprimoramento familiar, despertando para o empreendedorismo e geração de renda.
O Centro Social João Calábria está localizado na Rua Peru, 201 – Bairro América.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca do Centro Social São João Calábria e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundado em 18.05.2012 o Instituto Cultural Filhos de Aruanda desenvolve um importante trabalho de cultura viva, a partir da educação, solidariedade e assistência social, esporte, meio ambiente, e a salvaguarda de patrimônio material e imaterial, em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, mulheres, comunidades tradicionais, população negra e LGBTQIA+.
O instituto acredita que todos têm o direito e a capacidade de se tornarem protagonistas de suas histórias, principalmente quando a educação, cultura e o espirito de solidariedade permeiam a vida das pessoas.
O Instituto Filhos de Aruanda está localizado na Rua Almirante Barroso, 174 – Bairro Getúlio Vargas. E para contribuir, fazer parte ou obter mais informações, é possível a partir do Whats (53) 999547475.
* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
#ParaTodosVeremVer: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca do Instituto Cultural Filhos de Aruanda e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
Fundada em 05.08.2000 a Associação Kihon de Artes Marciais, tem como objetivo buscar recursos para a aquisição de materiais e roupas, para as aulas de Karate, direcionadas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e que buscam na arte marcial uma filosofia de vida e de oportunidades.
A associação que atualmente atende 90 crianças, já beneficiou mais de 500, inclusive com o direcionamento para cursos profissionalizantes como de informática, barbearia, manicure, maquiagem e artesanato; e ainda no interior do município, nas Ilhas da Torotama e dos Marinheiros, levou o projeto de Karate, sempre ofertando as crianças e jovens com camiseta do projeto e lanche.
** A Associação Kihon de Artes Marciais está localizada na Rua Colombia, 573 – Bairro América.
#PraTodosVerem: Card em degradê nas cores roxo e laranja, ao centro e em tamanho grande está centralizada a logomarca da Associação Kihon de Artes Marciais e no rodapé em tamanho menor as logomarcas do COMDICA Rio Grande e do Projeto Divulga+. Fim.
A presidenta do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e