Pesquisar

CAMPANHAS DE FEVEREIRO

Iniciamos hoje a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, o que conforme a Lei 13.798/19 é o período dedicado anualmente a disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
Conforme os últimos dados do Ministério da Saúde (2020), cerca de 380 mil partos realizados foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil.
Em Rio Grande, o Conselho de Direitos da Criança e Adolescente COMDICA, junto das secretarias de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas habilidades (COMDES), Saúde (SMS) e da Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD), tem realizado inúmeras reuniões planejando ações efetivas de prevenção.

* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda

Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes

#ParaTodosVer: Card na cor cinza, com a escrita na cor branca ‘Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência – De 1° à 8 de fevereiro – Gravidez na adolescência não é brincadeira! No lado direito, há dois controles de vídeo game, na cor preta, remetendo a frase citada. Abaixo, de forma centralizada está a logomarca do projeto Divulga + e do COMDICA, nas cores amarelo, azul e rosa. Fim.

As repercussões da gravidez na adolescência podem ser muitas, mas antes disso, precisamos falar sobre prevenção.

Para diminuir as taxas de gravidez na adolescência, podemos iniciar pelo diálogo franco que, muitas vezes, sabemos que existe um tabu dentro dos lares. Mas é a partir da sensibilidade e capacitação de profissionais da saúde para o atendimento de adolescentes, que podemos dar um passo importante.

É a partir do diálogo que tornamos os próprios adolescentes agentes multiplicadores de informação, os incentivando à troca de experiências.

Preservar uma das fases mais importantes da vida de uma gravidez indesejada, depende de cada um de nós, e principalmente de políticas públicas que não julguem, mas esclareçam que cada etapa da vida é importante de ser vivida em sua plenitude.

* Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda

Reportagem: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes

#ParaTodosVeremVer: card na tonalidade azul, com dois bonequinhos de mãos dadas ao centro, um menino branco e uma menina negra. Ao redor destes bonequinhos há imagens que representam a importância da prevenção a partir da educação sexual, do diálogo com um adulto de confiança, de entender o que é mito e o que é verdade sobre as relações sexuais, e principalmente descobrir e vivenciar a sexualidade com segurança. Abaixo, centralizado, a logo com projeto Divulga + e do COMDICA, nas cores amarelo, azul e rosa.

Notícias

plugins premium WordPress