Rio Grande adere à campanha nacional de proteção a crianças e adolescentes no Carnaval

1x1 para o site

O município do Rio Grande irá integrar a campanha nacional “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que busca fortalecer a prevenção e o enfrentamento de violações de direitos durante o período do Carnaval. A mobilização conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), da rede de proteção e de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A campanha, realizada anualmente em todo o país, tem como foco conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva na garantia de ambientes seguros para meninas e meninos em grandes eventos populares. Situações como abuso e exploração sexual, trabalho infantil, negligência e outras formas de violência tendem a se agravar em momentos de intensa circulação de pessoas, exigindo atenção redobrada do poder público e da comunidade.

O COMDICA destaca que o Carnaval deve ser um espaço de alegria e convivência, mas também de respeito aos direitos humanos. Para a presidenta do Conselho, Daiane Lacerda, a adesão à campanha reforça o papel do município na defesa da infância e da adolescência. “Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade compartilhada. O Carnaval movimenta a cidade, traz cultura e lazer, mas também exige cuidado. Precisamos que toda a comunidade esteja atenta, orientando, acolhendo e denunciando qualquer situação de violação de direitos”, afirmou.

Como parte das ações locais, serão divulgados materiais informativos nas redes sociais e fortalecida a orientação sobre os canais de denúncia, especialmente o Disque 100, serviço gratuito e sigiloso que funciona 24 horas para registrar violações de direitos humanos. A adesão do município reafirma o compromisso histórico de Rio Grande com a proteção integral de crianças e adolescentes e com o trabalho em rede.

Durante todo o período de carnaval, a rede de proteção estará mobilizada para atuar de forma integrada. A conselheira tutelar Vivi Atalaia ressalta a importância dessa articulação. “Nossa atuação no Carnaval é garantir que a rede de proteção esteja de prontidão para intervir em qualquer situação de risco, seja no consumo de álcool por menores, no trabalho infantil, em casos de desaparecimento em meio às multidões ou em situações de suposto abuso e violência. O Conselho Tutelar não trabalha sozinho e contamos com o olhar atento da comunidade para que o Carnaval seja, acima de tudo, um ambiente seguro para o desenvolvimento de nossas crianças. O número do Conselho Tutelar, de segunda a sexta, das 8h às 17h, é o 3231-1811, e fora desses horários o plantão atende pelo 99136-3791, sendo garantido o sigilo do denunciante.”

#PraTodosVerem : material do mdhcbrasil, com a imagem de dois bonequinhos, uma menina negra e um menino branco, ela com flor amarela na cabeça e ele com um chapéu com catavento. Ela vestindo uma camiseta com a #FaçaBonito e ele com a #InfânciasemTrabalho . Eles sorriem, como se estivessem se divertindo no carnaval. Fim.

** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda

Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391

Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960

Audiovisual e Social Media: Jornalista Rafael Vianna – MTB 21.192

Compartilhar

Mais Notícias

plugins premium WordPress