A ONG Escolinha de Futebol Leleco & Valdir Lima – Porto da Vila, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2 de fevereiro de 2011, atua há mais de uma década como uma importante ferramenta de transformação social no município de Rio Grande. Com foco na formação de jovens entre 8 e 17 anos, a organização busca oferecer atividades esportivas, culturais e de desenvolvimento pessoal, especialmente em bairros com altos índices de violência e vulnerabilidade social.
Desde sua criação, a ONG tem implementado projetos em bairros como São João, Rural, Cidade Nova e Cassino, regiões marcadas por dificuldades socioeconômicas e altos índices de criminalidade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS).
O primeiro projeto, intitulado “Bom de Bola e Bom na Escola”, iniciou suas atividades em 2011 no bairro Vila Eulina, com apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande e do Sindicato Rural do município.
Além do futebol, a entidade promoveu a prática de outros esportes como basquete, vôlei e handebol, além de atividades culturais, palestras e rodas de conversa, buscando ampliar o impacto social e educacional na vida dos jovens atendidos. Atualmente, a ONG atende cerca de 150 crianças por projeto, totalizando mais de 2.100 beneficiados ao longo dos anos.
Pensando no Futuro
Com o objetivo de expandir suas ações, a organização planeja ampliar seus projetos para outros bairros periféricos de Rio Grande, como Santa Tereza/BGV, Quarta Secção da Barra, Parque Marinha, Quinta, Querência e Castelo Branco. Uma das iniciativas em andamento é a Escola de Futebol Feminina, que visa promover a inclusão social e combater o preconceito através do esporte.
Outro projeto em desenvolvimento, intitulado “Jogando dentro e fora das 4 linhas”, oferece vagas para 80 jovens distribuídos em categorias de futsal e futebol, o projeto será realizado na Estação Cidadania Cultural Lagoa dos Patos e na Praça Vila Eulina, atendendo crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de bairros periféricos.
O principal objetivo é promover o ensino e a prática do esporte, além de desenvolver ações educacionais, culturais e de prevenção à violência, incentivando a permanência escolar e a formação de valores. O projeto também reserva uma parcela significativa de vagas para alunos de escolas públicas e inscritos no Cadastro Único do município, garantindo maior inclusão social.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Rio Grande, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, financiada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo o presidente da escolinha, Marcelo da Silva Ribeiro, e demais responsáveis pelo projeto, o acompanhamento constante dos indicadores de desempenho e o diálogo com os jovens e suas famílias demonstram que as ações estão contribuindo para a melhora na responsabilidade, organização e qualidade de vida dos participantes.
“O esporte é uma ferramenta estratégica para promover a inclusão social, a educação e a prevenção da violência, buscando transformar vidas e fortalecer a comunidade”, afirma Everton Luiz Bicca, responsável pelo projeto.







#PraTodosVer : imagem principal dos jovens em uma quadra de futebol, com os responsáveis pelo projeto. Imagens secundárias, também dos jovens, treinando, na quadra. Algumas das imagens é do espaço de treino, com a escrita ECC Lagoa dos Patos, e outra da placa CEU das Artes, e dos jovens que vestem colete amarelo e azul e camiseta nas cores do projeto, laranja e azul. Fim.
** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960



