COMDICA participa do I Seminário Intermunicipal de Combate ao Trabalho Infantil da Zona Sul

A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Daiane de Lacerda Alves, participou nesta terça-feira (8), no município de Pelotas, do I Seminário Intermunicipal de Combate ao Trabalho Infantil da Zona Sul do RS, que teve como objetivo o fortalecimento das redes de proteção à criança e ao adolescente de todos os municípios compreendidos pela Procuradoria do Trabalho de Pelotas.

Durante a tarde do seminário foram abordados temas como: ‘Mitos e verdades sobre o trabalho infantil; Legislação sobre trabalho infantil; Impactos do trabalho infantil; Políticas Públicas e estratégias; O papel da Assistência Social; Articulação Intersetorial; Experiências bem-sucedidas; e Construção de fluxos de atendimento’, falas conduzidas por profissionais e pelo próprio Procurador do Trabalho, Lucas Santos Fernandes.

De Rio Grande, além do COMDICA estavam representantes do Conselho Tutelar, SMCAS, SMED e SMS, todos juntos pelo fortalecimento no combate ao trabalho infantil.

Trabalho infantil em números

Conforme pesquisa publicada pelo IBGE em 2024, os estados da Região Sul foram os que mais apresentaram redução nos números do trabalho infantil na comparação entre 2022 e 2023.

A queda de 28,8% nos índices do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é quase o dobro da estatística nacional, de 14,6%. Em números absolutos, a redução foi de 271 mil para 193 mil nos três estados.

Os registros nacionais tiveram uma redução de 1,8 milhão para 1,6 milhão. O último ano apresentou o menor número de crianças e adolescentes nessa situação desde que a pesquisa foi iniciada, em 2016.

Os estados do Sudeste têm 3,3% de crianças e adolescentes trabalhando. Na sequência, está a Região Sul, com 3,8%. O Nordeste registra 4,5% e o Centro-Oeste 4,6%. Os piores índices foram constatados nos estados do Norte do País: 6,9%.

Depois da Região Sul, com 28,8%, a maior queda no trabalho infantil foi apresentada pela Região Sudeste: 17,59%. O Nordeste teve uma melhoria de 11,69%; o Centro-Oeste, de 7,64% e o Norte, de 4,68%.

PraTodosVer : imagem principal da comitiva de Rio Grande, todos de pé, mulheres e um homem, em sua maioria vestindo calça jeans e camiseta/blusa e casaco. Atrás um banner do Ministério Público do Trabalho, duas mulheres segurança uma ecobag com a mesma logomarca. Todos olham para a fotografia sorrindo. As demais fotos, são do auditório lotado, prestigiando uma apresentação. Fim.

** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda

Texto: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Social Mídia: @audiovisualalinepontes

Compartilhar

Mais Notícias

plugins premium WordPress