A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande – COMDICA, Daiane de Lacerda, participou nesta quinta-feira (04), da 13ª Conferência de Direitos Humanos de Rio Grande, que abordou o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
“Participar desta conferência é crucial para reforçar a luta pelos direitos humanos, especialmente os das crianças e adolescentes. Em tempos desafiadores, a união de esforços e a vigilância constante são essenciais para garantirmos que os avanços não sejam perdidos e que novas conquistas sejam alcançadas,” afirmou Daiane de Lacerda.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), desde a última edição em 2016, o país enfrentou retrocessos significativos nas articulações no campo dos direitos humanos, prejudicando a efetividade das políticas públicas e restringindo o diálogo entre sociedade civil, governo e outros atores relevantes.
Durante o dia de conferência, foram apresentados painéis como: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, com Lucas Moreira; “Envelhecer em Rio Grande e os desafios da promoção dos direitos humanos das pessoas idosas”, com Carolina Larrosa de Oliveira Claro; Painel: Comunidades Indígenas em Rio Grande; e rodas de conversa a partir de seis eixos: Enfrentamentos das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; e Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
Ao final das atividades se fez a leitura e aprovação das propostas e eleição da delegação para a conferência estadual.
PraTodosVer : imagem em primeiro plano da presidenta Daiana, acompanhada do secretário e adjunto de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança do município, Carlos Alberto Brusch e Edson Lopes. Eles estão sentados na primeira fila do salão nobre da prefeitura, olhando para a foto e sorrindo. O salão está lotado. Fim.
** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Imagens e Social Mídia: @audiovisualalinepontes