Projeto ‘Sementes do Amanhã’ inaugura espaço inovador e transforma aprendizado de adolescentes a partir da culinária e tecnologia

WhatsApp Image 2025-10-03 at 01.30.45

O Centro Social São João Calábria, a partir do projeto “Sementes do Amanhã” celebra a inauguração de seu novo espaço dedicado a crianças e adolescentes de 12 a 14 anos, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que integra informática e culinária. A iniciativa, que já apresenta resultados espetaculares em seu primeiro mês de funcionamento, visa a união de conhecimentos teóricos e práticos, promovendo desenvolvimento integral e autonomia entre os participantes.

O “Sementes do Amanhã” oferece aos jovens uma experiência única: sob a orientação de educadores, eles exploram receitas diárias, realizando uma pesquisa aprofundada que abrange desde a origem e os criadores dos pratos até a análise de insumos e locais de obtenção. Essa imersão interdisciplinar estimula o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, como português (na leitura e escrita de receitas e textos), matemática (em medidas e proporções), ciências (na química dos alimentos), história (na cultura gastronômica) e o uso da ferramenta da internet para pesquisa e exploração de informações.

No mesmo dia e turno da pesquisa, os adolescentes colocam a “mão na massa”, executando as receitas pesquisadas. O resultado é o próprio lanche, o que reforça o valor do trabalho em equipe e a importância de uma alimentação saudável. Além disso, o projeto incentiva a criatividade, permitindo que os participantes desenvolvam suas próprias receitas, fomentando o senso de capacidade e a possibilidade de replicar o aprendizado em casa.

“Estamos maravilhados com a resposta dos nossos adolescentes e de suas famílias”, afirma o Irmão Gilnei Bampi, Diretor do Centro. “Ver o brilho nos olhos deles ao pesquisar, cozinhar e se alimentar do que produziram é a maior recompensa. O ‘Sementes do Amanhã’ é mais do que um projeto de educação, é um cultivador de sonhos e habilidades para a vida.”

A concretização do projeto “Sementes do Amanhã” foi possível graças à parceria com o COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio de um edital do Fundo da Criança e Adolescente, e em conjunto com a Secretaria da Assistência Social do Município do Rio Grande. A construção do novo espaço, por sua vez, contou com o suporte de outros editais do poder público, mas destaca-se que aproximadamente 90% da edificação foi viabilizada por doações da comunidade e a mão de obra foi obtida através de promoções e voluntariado. Embora a conclusão total do espaço ainda esteja em andamento, a sala de atividades já está em pleno e produtivo funcionamento.

O “Sementes do Amanhã” representa um marco na oferta de oportunidades para o desenvolvimento de jovens, conectando o saber acadêmico com a prática cotidiana, e reafirmando o poder da colaboração entre sociedade civil, poder público e voluntários para construir um futuro mais promissor.

Sobre o Projeto Sementes do Amanhã: O Projeto Sementes do Amanhã é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 12 a 14 anos, que une os universos da informática e da culinária para promover aprendizado multidisciplinar, autonomia, criatividade e hábitos saudáveis. Com o apoio de parcerias e doações, o projeto busca ser um celeiro de talentos e cidadãos conscientes.

#PraTodosVer : imagens da inauguração do espaço, com a presença dos jovens. A presidenta do COMDICA, Daiane de Lacerda, aparece em uma das fotos, em seu momento de fala. Ela veste macacão azul. Fim.

** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Daiane Roldão – MTB 13.960
Jornalista Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Imagens e Social Mídia: @audiovisualalinepontes

Compartilhar

Mais Notícias

plugins premium WordPress