“Só voa alto quem não tem medo de cair”. O lema que guia a Associação Águia de Artes Marciais (AADAM) e seu Projeto Social Águias não é apenas uma frase de efeito, mas uma realidade que vem sendo construída há mais de duas décadas no Rio Grande.
Coordenado pela professora Tassiane Claudio, instrutora de Taekwondo e boxe, o projeto nasceu em 2018, quando ela decidiu manter as aulas mesmo após a interrupção do programa Mais Educação. “Mesmo sem apoio institucional contínuo, não medi esforços para que nenhuma criança fosse privada da oportunidade de crescer em um ambiente saudável e transformador”, lembra.
Desde então, mais de 1.300 crianças e adolescentes já passaram pelos tatames do Águias, encontrando muito mais que artes marciais. “Não busco formar apenas atletas, mas sim pessoas de caráter, com noção de ética e moralidade, que saibam trabalhar em equipe e olhar para o outro com respeito e responsabilidade”, reforça Tassiane.
Resultados dentro e fora do tatame
Em julho deste ano, o Projeto Águias conquistou o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro Sul 2025 de Taekwondo, com uma delegação de 18 atletas e com apoio dos técnicos Tharcyso Freitas e Iarley Motta.
A equipe ficou a apenas uma vitória do título, que foi para Bagé, representada por 32 competidores.
Antes disso, no final de junho, o grupo já havia levantado o troféu de campeão no Torneio Internacional de Rivera, no Uruguai, disputado pelo 35° aniversário da Escuela Riverense de Taekwondo.
Para além das medalhas, o maior desafio do projeto é a sua continuidade. “Atualmente não temos apoio e nem patrocinadores, o que dificulta muito a expansão do projeto e a inclusão de outros alunos”, revela Tassiane.
Público e Metodologia
O público beneficiado no presente projeto serão crianças e adolescentes, com idade entre 05 e 17 anos, participantes dos projetos sociais desenvolvidos para Associação Águia de Artes Marciais. As aulas acontecem de modo expositivo e prático.
Atualmente, as atividades do projeto são realizadas da seguinte forma:
Segundas e quartas das 18h30 às 19h30 – Av. Das Enseadas 201. Bairro Parque Marinha.
Terças e quintas das 18h30 às 19h30 Rua Teixeira de Freitas, 497. Bairro São Miguel
Futuro
Comprovando seu impacto social, o Projeto Águias segue como uma ferramenta de inclusão, prevenção à marginalidade e fortalecimento da autoestima de crianças e adolescentes. “Todos os dias sou grata não apenas à minha trajetória, mas também ao esforço coletivo de cada criança, jovem e família que acredita nesse projeto. Sigo em frente reafirmando meu compromisso e juramento de faixa preta”, resume Tassiane.
Os próximos desafios do grupo já estão marcados: o Torneio de Estilos, em Bagé, em setembro, e o Torneo Internacional UOD Garra Charrua, em Montevidéu, em outubro.
Para mais informações sobre o projeto é possível entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (53) 93300-4639.









#PraTodosVer : imagens do espaço de treinamento e de inúmeros jovens e crianças treinando, com proteção, concentrados, em um tatame preto e amarelo, Fim.
** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Imagens e Social Mídia: @audiovisualalinepontes