Em um cenário onde o primeiro emprego ainda é um desafio para muitos jovens, o CIEE-RS – Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul tem sido um verdadeiro aliado na missão de transformar vidas por meio da educação, do trabalho e da inclusão social.
Com mais de cinco décadas de história, o CIEE-RS já inseriu mais de 35 mil estudantes no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de milhares de adolescentes e jovens. A organização, sem fins lucrativos, atua como ponte entre estudantes e empresas, por meio de programas de estágio, aprendizagem e projetos sociais.
Estágios: oportunidades que transformam
A proposta vai muito além de intermediar estágios. O CIEE-RS acredita na inclusão produtiva como um caminho para um futuro mais justo. Cerca de 65% dos jovens que participam dos programas são efetivados, mostrando que essas oportunidades realmente abrem portas para uma carreira sólida.
No município de Rio Grande são mais de 450 empresas cadastradas no CIEE. A oferta de vagas varia todos os dias.
Se você está cursando o ensino médio, técnico ou superior, pode participar do programa de estágio oferecido pelo CIEE-RS. O estágio não possui vínculo empregatício e é regido pela Lei nº 11.788/2008.
Com a ajuda da plataforma Conjuntos, desenvolvida especialmente para facilitar o acesso às vagas, você pode se conectar com empresas que estão à procura de jovens talentos.
Os candidatos ao estágio têm que estar regularmente matriculados, com 75% de frequência. A carga horária não pode ser mais que seis horas diárias e as atividades têm que ser correlatas ao curso.
A plataforma Conjuntos é intuitiva, prática e gratuita. Basta se cadastrar para ter acesso a oportunidades de estágio e aprendizagem em diversas áreas.
Como ser Aprendiz
O programa de aprendizagem do CIEE-RS é regulamentado pela Lei nº 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, e oferece uma formação completa, combinando atividades teóricas e práticas.
Quem pode participar?
Jovens de 14 a 24 anos incompletos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio. Para jovens com deficiência, não há limite de idade.
Além da formação profissional, os aprendizes são contratados com carteira assinada e todos os direitos garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
IDEA – O CIEE-RS também mantém o IDEA, um programa de aprendizagem que ajuda o jovem a desenvolver habilidades profissionais e sociais, fundamentais para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.
Dica: A principal diferença entre estágio e aprendizagem é o tipo de contrato. O estágio não possui vínculo empregatício e é regido pela Lei nº 11.788/2008. Já a aprendizagem tem contrato com vínculo empregatício, conforme a Lei da Aprendizagem.
Projetos Sociais
O projeto Gurias Conectadas, uma iniciativa do Instituto Lojas Renner, executado pelo CIEE-RS e financiado pela Internet Society Foundation, oferece formação técnica, apoio psicossocial, auxílio financeiro e acesso à telemedicina para meninas de municípios afetados pelas enchentes no RS (Porto Alegre, Gravataí, Lajeado e Rio Grande). Ao longo de 12 meses, as participantes desenvolvem competências em moda e tecnologia (FashionTech), além de temas como protagonismo feminino e sustentabilidade. A seleção é feita em parceria com os CREAS e CRAS locais. O objetivo é formar jovens líderes e ampliar oportunidades de forma justa e inclusiva.
POD Socioeducativo: um novo começo para jovens egressos da FASE
Outro destaque entre os projetos sociais do CIEE-RS é o POD Socioeducativo, uma parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS. O programa é voltado a adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que passaram pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) e buscam uma nova chance de reconstruir sua trajetória.
Os participantes recebem apoio financeiro por até 12 meses, vale-transporte, lanche, cesta básica no acolhimento, e são encaminhados para cursos de formação em áreas como:
• Barbearia
• Manutenção de celulares
• Garçom
• Jardinagem
• Estética e embelezamento
Além da capacitação profissional, o POD busca garantir os direitos desses jovens e fortalecer o processo de ressocialização, promovendo dignidade, autonomia e novas perspectivas.
Acreditar no potencial de cada jovem e na força que surge quando educação, trabalho e inclusão caminham juntos é fundamental para transformar o futuro da sociedade.
Quer participar ou indicar alguém?
Acesse o site www.cieers.org.br e descubra como se inscrever nos programas de estágio e aprendizagem. O CIEE em Rio Grande fica localizado na Rua Benjamin Constant, 80 – Centro. O telefone para contato é: (53) 3232-9726





** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes