No mês em que completa mais um aniversário, o Educandário Coração de Maria inaugurou, o Bazar Solidário, um projeto que faz parte do Varejo Social – edição 2025, viabilizado com recursos do Pró-social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e executado pelo Instituto Lojas Renner.
E evento foi realizado na sexta-feira, 15, e contou com a presença da Prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira; da chefe da divisão do Programa Pró-Social, Gisa Nunes; do Presidente da Comissão Executiva do Conselho Deliberativo, Leonardo Salum e da representante do Instituto Lojas Renner, além de demais autoridades e parceiros da escola.
O bazar do Educandário, teve início na década de 70, onde os trabalhos manuais produzidos pelas meninas que viviam na instituição começaram a ser expostos e comercializados em datas festivas, sob a orientação das irmãs freiras que administravam o espaço.
Na década de 90, após uma doação significativa de roupas, iniciou-se a destinação de peças às famílias mais necessitadas e a disponibilização do restante para a comunidade geral por valores simbólicos. Um gesto que gerou uma mobilização solidária e o educandário passou a receber frequentemente doações de roupas, calçados e cobertores.
Foi nesta época que as irmãs fundaram o Brechó Coração de Maria, onde as próprias irmãs faziam a triagem, higienização e reparos nas peças e o que não era comercializado, era doado às famílias carentes ou à Santa Casa do Rio Grande.
As religiosas saíram da gestão em 2019, quando o Educandário passa a ter gestão totalmente leiga.
Contemplado num edital de novembro de 2024, o antigo brechó foi restruturado, transformando-se no Bazar Solidário do Coração de Maria.
Através de recursos e investimento em equipamentos, foi possível reestruturar o espaço num ambiente mais acolhedor e moderno, retomar as atividades da costuraria, reorganizar o grupo de voluntárias e criar uma lavanderia exclusiva para higienização das peças doadas, tudo sob a orientação cuidadosa do Instituto Lojas Renner.
Todo recurso captado através do bazar será revertido diretamente para auxiliar nas despesas da escola, ajudando a garantir a continuidade do trabalho educacional e social da instituição.
O bazar funciona nas terças e quintas, das 10h às 17h. Vendas online podem ser feitas pelas redes sociais em @bazar_docoracao.





#PraTodosVer : imagens do momento da inauguração, com inúmeras pessoas circulando e conhecendo o espaço do bazar. Aparecem roupas, calçados e acessórios, e na imagem principal, a solenidade de abertura, com pessoas sentadas observando um homem de pé, falando, ao fundo a logomarca da instituição. Fim.
** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Social Mídia: @audiovisualalinepontes