Presidenta do COMDICA participa de Audiência Pública sobre Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

WhatsApp Image 2025-06-01 at 23.14.29

A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Daiane de Lacerda, participou na sexta-feira (30.05) de Audiência Pública sobre Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara de Vereadores do Rio Grande, tendo como proponente a vereadora Karina Rocha, e conduzida pela presidenta em exercício, vereadora Professora Denise.

Durante a audiência, que contou com a participação de inúmeras autoridades e pessoas atuantes na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, se fez alusão ao Maio Laranja, mês de reflexão, ações de combate e construção de políticas que possam atuar no combate ao abuso e a exploração sexual.

“Todas as temáticas são muito importantes, mas é preciso muita coragem para trabalhar, falar sobre exploração e violência sexual. Tem que ter muita coragem para trazer à tona um crime que mexe com muitas feridas, dentro de estereótipos, caminhos tradicionais, que incomoda muita gente”, disse a presidenta do COMDICA, parabenizando a proponente, e falando que a exploração e o abuso não são temas, mas sim crimes formados por pedofilia, tráfico humano, crianças e jovens comercializados como fonte de renda.

Daiane disse ainda que ao falar de “famílias tradicionais”, não generaliza. “Eu falo a partir de números, porque somente em 2023, dentro de 120 dias, o Disque 100 registrou mais de 17 mil denúncias, que em sua maioria eram dentro do ambiente familiar, daquele contexto que deveria ser de cuidado, mas que promove a violência”, ressaltou, trazendo ainda a reflexão: “O que nós estamos fazendo para que seja diferente? Onde nós estamos mudando para que tenhamos resultados diferentes? ”

Conforme a presidenta do COMDICA, hoje os espaços que poderiam estar orientando estão presos na censura, visto que falar de corpos, de orientação e de autocuidado, ainda é censurado. Mas lidar com o estereótipo de espaços perfeitos tem sido considerado normal. “Até onde realmente estamos realmente fazendo o nosso papel para mudar essa realidade? O protagonismo do cuidado também precisa vir da sociedade, todos temos que prevenir”, disse.

“Ou a gente assume essa posição de prevenção, ou a gente vai continuar dando força para o abusador, agressor, para o criminoso, porque é isso que a gente faz quando fica calado. Quando a gente negligencia a gente faz parte deste trafico, desta violência e crime, apoiando este abusador”, finalizou a presidenta Daiane de Lacerda.

É possível assistir a audiência clicando AQUI.

PraTodosVer : imagem do plenário da câmara do vereadores do Rio Grande, com a formação de duas mesas de convidados, além das cadeiras disponíveis ao povo do município, que estavam ocupadas de pessoas atentas as falas de proteção e combate ao abuso e a violência de crianças e jovens. A presidenta Daiane estava sentada do lado esquerdo da imagem, vestida de preto. Fim.

** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda

Texto: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960
Imagens: Débora Bitello
Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Social Mídia: @audiovisualalinepontes

Compartilhar

Mais Notícias

plugins premium WordPress