Desde 2010, um sonho de promover cultura, educação e assistência social vem se consolidando na comunidade, graças ao esforço de uma equipe dedicada e apaixonada. O Instituto, que nasceu de ações simples e voluntárias, hoje é uma referência na região, impactando a vida de centenas de crianças, jovens e famílias mais vulneráveis.
O Começo de Tudo
Tudo começou com uma ação de solidariedade que ao longo do tempo foi se transformando. O Simpósio Falando de Umbanda: História, Religião e Cultura, foi um seminário dedicado a discutir as tradições, os terreiros e a cultura afro-brasileira. Em 2012, esse projeto ganhou força com a criação do Núcleo Cultural, inicialmente com o objetivo de ajudar os terreiros a se legalizarem e divulgar seus saberes.
Em 2015, o Instituto conquistou seu primeiro edital e tornou-se oficialmente Ponto de Cultura, reconhecimento do Ministério da Cultura; Ponto de Memória em 2022; além de obter um certificado estadual em 2023. Essas conquistas fortaleceram sua atuação e abriram novas possibilidades de projetos e parcerias.
Diante disso, as questões sociais, patrimoniais e de assistência começaram a ganhar destaque. Assim, o Instituto passou a atuar também na assistência social, ajudando famílias com cestas de alimentos, visitas domiciliares e apoio psicológico.
Quem Faz Acontecer?
Liderado pelo fundador, Cristiano Ávila, hoje, a equipe conta com cerca de 20 colaboradores remunerados e aproximadamente 12 voluntários dedicados às atividades.
As Atividades e o Impacto
O Instituto oferece uma variedade de oficinas e cursos: dança, teatro, jiu-jitsu, desenho, música, inglês, clube de ciências, cine-clube, capoeira, confeitaria e reforço escolar.
São atendidas atualmente cerca de 163 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 18 anos.
As atividades acontecem em um espaço alugado e apesar das limitações de espaço, o trabalho é ampliado apenas com recursos de campanhas de arrecadação, editais e parcerias com a sociedade civil.
Acompanhamento Psicológico e Apoio às Famílias
Reconhecendo a importância do bem-estar emocional, o Instituto mantém uma equipe de psicólogos e psicopedagogos e assistentes sociais que atendem crianças e adolescentes, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares que busca envolver pais, avós e cuidadores em rodas de conversa, fortalecendo o suporte às crianças e suas famílias.
Desafios e Sonhos
Apesar de toda a dedicação, o Instituto enfrenta desafios como a necessidade de ampliar o espaço físico, até porque, o objetivo do Instituto é ampliar a faixa etária dos jovens atendidos, para até 24 anos, com oficinas profissionalizantes e orientação para o mercado de trabalho.
Contato:
Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Rua Almirante Barroso, nº 174
(53) 99954.7475
@icfaruanda









#PraTodosVer: imagem principal de crianças concentradas tocando um instrumento de percurssão chamado atabaque. As imagens secundárias são de outras atividades realizadas pela entidade, como aulas de dança, artes marciais, violão, desenho, culinária, além de confraternização. Em uma das imagens, está as mãos do presidente do Brasil, segurando um livro com a logomarca do COMDICA. Fim.
** Projeto Divulga + / Realização Instituto Cultural Filhos de Aruanda
Texto: Jornalista Sheron Nicolette – MTB 18.391
Social Mídia: @audiovisualalinepontes
Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960